Conheça os benefícios dos animais de estimação para a nossa saúde
Muitas pessoas acreditam que podemos obter benefícios para a saúde a partir do relacionamento com os nossos animais de estimação, e vários estudos científicos realizados nos últimos 25 anos apoiam essa crença. Entre outros benefícios, foi demonstrado que os animais melhoram a saúde cardiovascular humana, reduzem o stress, diminuem a solidão e a depressão e facilitam as interações sociais entre as pessoas que optam por ter animais de companhia. Além disso, os profissionais de saúde humana podem contribuir para o bem-estar dos seus pacientes, incentivando-os a manter vínculos com os seus animais de estimação, mesmo diante de doenças graves e outros desafios.
Os animais de estimação são maravilhosos e um ótimo suporte para o nosso bem-estar.
Os animais de estimação são maravilhosos e um ótimo suporte para o nosso bem-estar.
Veja os benefícios que o seu animal de estimação pode trazer para a sua saúde, divididos em três áreas principais.
Benefícios fisiológicos
Numerosos estudos destacam os benefícios fisiológicos. A interação com animais de estimação, seja ativa ou passiva, tende a diminuir os níveis de ansiedade nos indivíduos e, assim, diminuir o início, a gravidade ou a progressão das condições relacionadas ao stress. Além disso, acredita-se que a redução da pressão arterial alcançada através da posse de cães pode ser igual à redução alcançada com uma dieta pobre em sal ou reduzindo o álcool. A posse de animais de estimação e outros contactos com animais, como acariciar um cão ou gato e observar peixes num aquário, têm demonstrado fornecer benefícios cardiovasculares, bem como diminuição dos níveis de stress.
Outra área em que os animais facilitam as interações sociais são durante as visitas de terapia assistida por animais em asilos. O aumento das interações ocorre não apenas entre os pacientes, mas também entre os pacientes e a equipa.
Vejamos alguns exemplos:
- Aumento do tempo de sobrevivência após enfarto do miocárdio para proprietários de cães.
- Diminuição dos fatores de risco para doenças cardiovasculares, particularmente baixa pressão arterial, colesterol plasmático e triglicerídeos plasmáticos.
- Dor significativamente reduzida em crianças submetidas a grandes operações após a participação em programas de terapia com animais de estimação.
- Redução significativa em pequenos problemas de saúde por pelo menos 10 meses após a aquisição de um cão.
- Menos consultas médicas por ano para proprietários de cães idosos do que não proprietários.
- Pacientes com doença de Alzheimer mostraram maior calma e melhores interações sociais quando receberam visitas de Golden Retrievers.
- A ingestão nutricional e o peso de pacientes com doença de Alzheimer aumentaram significativamente quando os aquários de peixes foram introduzidos nas suas áreas de refeições.
- A terapia assistida por animais pode efetivamente reduzir a solidão dos residentes em instituições de longa permanência.
- Uma única sessão breve de terapia assistida por animais reduziu significativamente o medo dos pacientes em 37% antes do tratamento médico sério (terapia eletroconvulsiva).
- Pacientes idosos esquizofrénicos que participaram de terapia assistida por animais aumentaram o autocuidado independente, a mobilidade e o contacto interpessoal.
Os benefícios para a saúde também têm maior probabilidade de estar associados à companhia do animal quando o cuidado com este não representa um fardo para a pessoa. Quando os ambientes de habitação e comunidade apoiam a posse de animais, a relação humano-animal é fortalecida.
Benefícios psicológicos
Os animais de estimação desempenham um papel significativo de apoio, reduzindo a depressão e a solidão e proporcionando companhia. Estudos com foco em grupos que enfrentam eventos de muito stress como luto, doença ou sem-abrigo indicam que os animais de estimação desempenham um papel significativo de apoio, reduzindo a depressão e a solidão e proporcionando companhia e a necessidade de responsabilidade.
Estas são algumas conclusões obtidas nessas pesquisas:
- Viúvas que possuíam animais de estimação experimentaram significativamente menos sintomas de doenças físicas e psicológicas e relataram menor uso de medicamentos do que as viúvas que não possuíam animais de estimação.
- Em idosos enlutados com poucos confidentes sociais, ter animais de estimação e forte apego foram associados a menos depressão.
- Pacientes com SIDA relataram que os seus animais de estimação forneciam companhia e apoio, diminuíam o stress e proporcionavam um senso de propósito.
- Outros pacientes relataram que os gatos eram uma parte importante de um sistema de apoio para prevenir a solidão.
- Mais de 40% dos adolescentes sem-abrigo relataram que os seus cães eram o principal meio de lidar com a solidão.
- Estudos focados em cães de serviço mostraram uma melhoria geral na qualidade de vida dos seus companheiros humanos.
- Indivíduos com mobilidade reduzida indicaram maior “liberdade para ser capaz” desde que recebem um cão-guia. Além disso, os participantes relataram aumento da independência e autoestima, diminuição da solidão.
- Pacientes com Alzheimer que vivem em casa com animais de estimação tiveram menos transtornos de humor e menos episódios de agressão e ansiedade.
- Melhoria da qualidade de vida em famílias de crianças epiléticas quando um cão que responde a convulsões está presente em casa.
- Donas de animais de estimação que sofreram abuso físico relatam que os seus animais de estimação são uma fonte importante de apoio emocional.
- Pacientes com deficiência psiquiátrica que participaram de um programa de equitação de 10 semanas aumentaram a sua autoestima e um senso aumentado de autoeficácia.
Benefícios sociais
Os animais geralmente servem para facilitar as interações sociais entre as pessoas. Para indivíduos com deficiências visíveis que podem frequentemente ser evitados socialmente por outros, e em ambientes como lares de idosos, o papel dos animais como catalisadores sociais é especialmente importante. Além de atuar como catalisadores sociais, os cães-guia fornecem benefícios práticos óbvios, como alertar os seus donos sobre riscos visuais, avisos auditivos e convulsões iminentes; auxiliando na mobilidade; e buscar ajuda em emergências.
Seguem alguns benefícios sociais que os animais de estimação podem trazer para os seus donos:
- Pessoas com deficiência em cadeiras de rodas acompanhadas por cães-guia durante as viagens de compras receberam uma média de oito abordagens amigáveis de estranhos, contra apenas uma abordagem em viagens sem um cão.
- Idosos que passeiam com os seus cães na área de residência têm mais conversas focadas no presente do que aquelas pessoas que passeavam sem os seus cães.
- A mera presença de animais altera positivamente as atitudes das crianças sobre si mesmas e aumenta a sua capacidade de se relacionar com os outros.
- Um grupo de estudos, realizado com moradores de rua, mostrou que: animais de estimação ajudam as crianças a se desenvolverem em várias áreas, incluindo amor, apego e conforto; aprendizagem sensório-motora e não verbal; responsabilidade, nutrição e competência; aprender sobre o ciclo de vida; benefícios terapêuticos; e nutrir a humanidade, consciência ecológica e responsabilidades éticas.
- As crianças exibiam um humor mais lúdico, eram mais focadas e estavam mais atentas ao seu ambiente social quando estavam na presença de um cão de terapia.